Muitos consultores acreditam que se fizerem várias zonas de posicionamento teriam mais sucesso, seriam conhecidos em mais zonas de Prospecção e assim alcançariam mais facilmente os objectivos a que se propuseram.

É um dos erros mais corriqueiros da nossa profissão, visto que isso não acontece, mais ainda quando iniciamos esta actividade.

Normalmente o que acontece é que o consultor fica frustrado, porque despendeu de tempo em duas ou mais zonas de posicionamento e os resultados não foram os pretendidos.

Então qual será a melhor solução?

Primeiro que tudo escolher uma zona apenas. Deve ter no máximo 500 fogos.

Prepara minuciosamente o que vais usar na tua zona de posicionamento e prospecção. (cartões de visita, flyers teus com a tua foto, caneta, bloco de notas ou caderno para levantamento de zona etc etc).

Sendo que cartões de visita, flyers, caneta e papel é o mínimo que terás que ter.

Os flyers e o teu cartão de visita devem ser entregues em mão da pessoa que falaste, evita pôr no correio pois todos sabemos que no correio irá para o lixo e a probabilidade de ser lido é muito diminuta.

Começa por falar com os empregados de comércio e transeuntes, toma o pequeno almoço ou bebe sempre o café na zona de posicionamento, pergunta o nome às pessoas, apresentar-te, fala com elas, quebra o gelo, torna-te prestável para ajudar, nunca prometas nada que não saibas que irás cumprir, fazendo-o diariamente e no mínimo 2h, no máximo dos máximos 3h… Mais que isso não será mais produtivo.

Quando sentires que começas a conhecer a tua zona, estás mais à vontade para falar com as pessoas deves iniciar o porta a porta.

Mas atenção nunca o faças se não te sentes preparado, confortável ou sem vontade, podes levar um colega e alternar um dia na tua zona outro dia na dele.

Mas reitero que deves estar predisposto, bem disposto, nunca contrariado, sempre com vontade de o fazer se não terá um efeito contrário, as pessoas sentem isso, não será produtivo e começam os anti corpos do porta a porta.

As coisas acontecem quando estamos lá bem dispostos, parece que nos vem ter à mão e torna-se fácil.

Lembrar-te também que a tua imagem é bastante importante, vai apresentável, estás a falar com pessoas que não conheces a primeira impressão é fundamental para o sucesso.

Põe um calçado confortável mas não vas de chinelos nem calções de praia usa o bom senso que o resto vem por acréscimo.

David Ruah

Gestor de Equipa da Century 21