EXCLUSIVIDADE NA ANGARIAÇÃO
Sempre trabalhei em regime de Exclusividade. E é minha convicção que esta é a melhor forma para se trabalhar no mercado imobiliário.
“O Exclusivo prende, limita, prejudica o processo de venda do imóvel.” Como assim??
Imaginem o que é angariar um imóvel, trabalharmos para conseguir identificar o Comprador e quando apresentamos uma Proposta...”o seu colega de outra imobiliária reservou a minha casa esta manhã”!! Que frustração, que injustiça, que falta de sorte, porque é que não entreguei a Proposta mais cedo?!
Pois, este é o cenário no qual imagino que deverá ser o dia-a-dia dos colegas que trabalham sem terem qualquer segurança de que o negócio será seu, caso encontre o Comprador.
Agora, todos os Agentes estão preparados para trabalharem em Exclusivo? Não. Todos os que trabalham em Exclusivo dignificam este modelo de trabalho? Definitivamente, não.
Infelizmente, o cliente proprietário tem de pensar muito bem qual o agente que deverá seleccionar para representar a venda do seu imóvel.
Angariar em Exclusivo e prestar ao proprietário um Serviço como se trabalhasse em regime aberto...é não ter respeito pelo cliente nem consideração pelas suas expectativas.
E sabemos que é isso que acontece muitas vezes. Está no Site, a placa de venda está colocada...o comprador irá aparecer! Esta é a postura de muitos agentes que trabalham em regime de exclusividade. Uns por desconhecimento (devido à falta de Formação), outros por preguiça (!!) e muitos outros por não terem consciência da responsabilidade que deveriam ter para com o seu proprietário. E isto é grave, muito grave.
No mercado actual, muitas vezes acontece identificarmos rapidamente o Comprador...mas Portugal não é só Lisboa e Porto. E o que está a acontecer actualmente no sector imobiliário muitas vezes não é a realidade de outras localidades.
Exclusivo é prestar um serviço personalizado, diferenciado, com acompanhamento constante, com a partilha de toda a estratégia comercial que estamos a adoptar para conseguirmos encontrar o comprador certo para o seu imóvel.
Se efectuamos uma visita, telefonamos de seguida para fazer o ponto de situação, se não temos visitas, telefonamos para dizer isso mesmo! O proprietário que está realmente motivado para vender, encontra-se numa enorme ansiedade e precisa que o ajudemos a resolver o seu problema.
Quando é o proprietário a telefonar-nos a perguntar “como estão as coisas com meu imóvel”...é preocupante. Algo não estamos a fazer bem, porque este cenário deve ser invertido...nós é que devemos estar sempre em contacto com o cliente.
O Plano de Marketing tem de ser rigorosamente cumprido. Assim como o Plano de Acompanhamento. Requer muito compromisso da nossa parte, muita dedicação, muito empenho. Enquanto não se concretiza a venda, a luta por encontrar o comprador é diária!
Resumindo: Quem trabalha em regime aberto espera pelo comprador. Quem trabalha em regime de exclusividade PROCURA o comprador.
Tão simples, quanto isto.
Mónica